Top Ad unit 728 × 90

Veja também:

verbete

Como fazer arroz integral na panela de pressão


No passado só tínhamos o arroz integral. Mas este era difícil de cozinhar e durava pouco nas prateleiras, sendo devorado por pragas. Daí veio o arroz branco, que passa por um processo de polimento que retira essa casca, o farelo e o gérmen, tornando-o pobre em vitaminas e minerais. É, nada é perfeito. Mas qual o melhor arroz para o consumo? Bem, é inegável que o arroz integral é muito mais saudável que o branco. Só que muita gente reclama que é difícil de cozinhar. Não é. Vamos à receita?

Ingredientes:
1 xícara de arroz
2 xícaras de água
Sal a gosto

Modo de preparo:
- Lave o arroz. Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não precisa ser tão lavado, porque não solta o amido. Basta lavá-lo rapidamente em água corrente.
- Coloque o arroz integral lavado e escorrido, o sal e a água na panela de pressão e tampe.
- Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo, e conte 12 minutos.
- Desligue e deixe a panela esfriar antes de abrir.
- Retire e sirva, ou use na preparação de outros pratos (como esta salada de arroz integral). Se tiver água sobrando na panela, basta escorrer.

A medida é: para cada 1 medida de arroz integral, 2 medidas de água.

Mas o que é o arroz integral?
Comparando com o açúcar, o arroz integral é a versão "não refinada" do arroz branco. Antes do arroz branco passar pelo polimento ele é um "arroz integral".

O arroz integral tem casca e farelo, e demora mais para ficar cozido, por isso muitas vezes lançamos mão da panela de pressão. A casca e o farelo são ricos em proteínas, tiamina, cálcio, magnésio, fibras e potássio. Para aqueles que tentam perder peso ou aqueles que sofrem de diabetes, o arroz integral ajuda a reduzir os picos de insulina.

Uma curiosidade: todas as embalagens de arroz branco tem um rótulo que diz "enriquecido." É porque uma vez que o arroz branco perde ferro, vitaminas, zinco, magnésio e outros nutrientes durante o processo de refino, os fabricantes devem adicionar fortificações não-naturais, na forma de vitaminas sintéticas e ferro para que possa ser comercializado como um "alimentos nutritivos." Mas segundo pesquisas científicas, o consumo de arroz branco aumenta as chances de diabetes tipo 2.

Quais são os benefícios do arroz integral?

Rico em selênio, manganês e antioxidantes. O arroz integral é rico em selênio, que reduz o risco de desenvolver doenças comuns, tais como câncer, doenças cardíacas e artrite. Além disso 1 xícara de arroz integral fornece 80% das nossas necessidades diárias de manganês, que beneficia os nossos sistemas nervoso e reprodutivo.

Rico em óleos de ocorrência natural.  Óleos que ocorrem naturalmente são benéficos para o corpo, pois ajudam normalizar os níveis de colesterol.

Promove perda de peso. O teor de fibra de arroz integral mantém a função intestinal no auge, pois torna a digestão muito mais fácil (além de prevenir câncer de cólon). O arroz integral é o complemento perfeito para a dieta diária para aqueles que buscam a regularidade intestinal. Além disso, o arroz integral dá a sensação de saciedade, o que traduz se em refeição de porções menores.

Controle de diabetes. Estudos mostram que aqueles que consomem meia xícara de arroz integral diariamente, reduz os riscos de desenvolver diabetes em 60%. Por outro lado, aqueles que consomem arroz branco aumentam suas chances de desenvolver diabetes.

E onde comprar arroz integral?
Com o arroz integral acontece uma inversão - a mesma que ocorre com o açúcar cristal - e embora seja menos beneficiado, o preço é mais alto que o do arroz branco. Para não pagar mais caro à tôa, aqui em casa compramos grãos à granel, em armazéns, como a Casa Pedro, no Rio, e o Armazém Filomena, em São Paulo.

Por fim, como armazenar adequadamente o arroz integral?
Você pode guardá-lo em um vidro hermeticamente fechado. Mas a maneira de guardar o arroz integral que traz maior durabilidade, é mesmo em saco ou embalagem plástica, dentro da geladeira ou do congelador. Não se preocupe que o arroz não congela em bloco. Na hora de cozinhar é só colocar na panela.
Como fazer arroz integral na panela de pressão Reviewed by vivianne pontes on 21.7.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Design by Sweetheme

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.